08/25/2025
03:24:20 PM
Está em vigor em Francisco Beltrão uma nova política de promoção da igualdade racial no ambiente escolar. O protocolo antirracismo nas escolas foi instituído através de decreto do prefeito Antonio Pedron e estabelece uma série de ações para prevenir e enfrentar o racismo e injúria racial na rede municipal de ensino.
A proposta foi tema de encontro entre representantes do Município e o presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Aloisio Nascimento, nesta segunda (25). “O ambiente escolar é um local de aprendizado, em vários aspectos, principalmente no respeito às diferenças e à diversidade, pro isso o decreto prevê diversas ações com professores e alunos para a prevenir, identificar, registrar e enfrentar situações de racismo”, destacou Pedron.
A vice-prefeita Lurdinha Bertani, as secretárias Rosa Vandresen (Educação) e Elenir Maciel (Mulher, Bem Estar e Igualdade Racial), o professor Gednilson Freitas e Ketlyn Cavasini, do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, também acompanharam o encontro.
Diretrizes
O protocolo antirracismo nas escolas vai atuar em cinco eixos principais: a prevenção permanente no currículo e projetos; atendimento qualificado com escuta e encaminhamento; formação continuada para professores e gestores; apoio institucional da Secretaria Municipal de Educação e Cultura; e monitoramento com relatórios semestrais das escolas.
A implementação segue diretrizes nacionais e estaduais e é uma obrigação do Município para acessar alguns programas federais. O protocolo prevê ainda projetos de letramento racial, Semana da Consciência Negra, leitura de obras com protagonismo negro e indígena, oficinas, rodas de conversa e debates.
Pioneiro no Estado
O presidente do Conselho Estadual, Aloísio Nascimento, elogiou a iniciativa e organização de Beltrão em relação ao tema. “Esse é o primeiro município do Paraná a ter um protocolo tão completo, principalmente na questão do letramento antirracial. Certamente um grande passo levar o tema de uma forma tão estruturada para as escolas”, frisou.
Fonte e Foto: Assessoria PMFB
Compartilhe