07/25/2025
04:42:57 PM
Proposta visa aproveitar machos da raça holandesa para engorda.
Produtores rurais que trabalham com a atividade leiteira poderão incrementar a renda a partir de um projeto lançado hoje na Via Tecnológica do Leite. A proposta prevê suporte e orientação em propriedades para a engorda de bezerros machos da raça holandesa, visando a comercialização e abate para carne.
“É uma ideia que ainda está sendo fomentada, mas que tem muito potencial devido a várias características da nossa região e que pode se tornar uma fonte complementar de renda para aqueles produtores que atuam com o leite”, destacou a secretária de Agricultura de Francisco Beltrão, Denise Chiapetti Adamchuck.
Geralmente, machos de raças leiteiras são abatidos no nascimento. O projeto se baseia em programas semelhantes no exterior e até no brasil que já demonstram a viabilidade da criação dos animais visando o abate.
O zootecnista Ederson Cichoski e o veterinário Adriano Machado palestraram na Via Tecnológica do leite sobre o manejo e cuidados para a criação dos machos holandeses na região. “O que era um problema para os produtores agora pode ser uma oportunidade”, destacaram.
O projeto
Integram o projeto a Prefeitura de Beltrão, Sociedade Rural, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná e a Cresol. A cooperativa vai auxiliar na orientação aos produtores que desejam ingressar no modelo de produção, que pode ser adaptado conforme a realidade de cada propriedade. Na outra ponta, também serão trabalhadas formas de ganhar mercado, fortalecer parcerias e destacar a carne de gado holandês com padrão muito próximo à de raças de gado de corte.
Fonte e Foto: Assessoria PMFB
Compartilhe