CIRUSPAR divulga nota de repúdio após ameaça contra equipe do SAMU em atendimento no Sudoeste do Paraná

07/31/2025

01:20:21 PM

NOTÍCIA GERAL

O Núcleo de Segurança do Paciente do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná (CIRUSPAR) emitiu uma nota de repúdio após um episódio de agressão verbal e ameaça ocorrido durante um atendimento do SAMU 192, na última quarta-feira, 30 de julho de 2025.

De acordo com a nota, a equipe realizava a assistência a um paciente em um estabelecimento comercial, quando um indivíduo interferiu de forma hostil, constrangendo e ameaçando a integridade física dos socorristas. A Polícia Militar foi acionada, registrou o boletim de ocorrência, e os profissionais seguiram todos os protocolos institucionais de segurança.

O CIRUSPAR destacou que, apenas em 2025, já foram contabilizados 57 registros de ameaças ou agressões contra profissionais do SAMU 192 na região Sudoeste. Embora a maior parte da população colabore com respeito e reconhecimento, atos de violência contra equipes de saúde seguem ocorrendo.

A instituição reforçou que a violência contra os trabalhadores da saúde é inaceitável e compromete diretamente a qualidade do atendimento e a segurança dos profissionais e pacientes.

Em nota, o CIRUSPAR reafirma o compromisso com a promoção de ambientes seguros para usuários e trabalhadores, adotando medidas de prevenção e resposta a situações de risco. Também destacou que comportamentos hostis são exceções e não refletem o espírito solidário da comunidade regional.

Por fim, a entidade convida a população a utilizar a Ouvidoria do CIRUSPAR como canal oficial de escuta, acolhimento e diálogo, essencial para o fortalecimento da confiança entre sociedade e serviço público.

Fonte e Foto: CIRUSPAR / SAMU 192 Sudoeste do Paraná


Compartilhe