Motociclistas são o grupo de maior risco de vida no trânsito de Beltrão

08/08/2025

09:20:36 AM

FRANCISCO BELTRÃO

Dados mostram que, das vítimas fatais neste ano, mais de um terço são motociclistas.

O Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran) divulgou nesta semana dados preliminares sobre vítimas fatais de acidentes de trânsito no município este ano. Entre janeiro e o dia 4 agosto, foram registradas 28 mortes, segundo a Comissão Municipal Intersetorial de Prevenção a Sinistros de Trânsito e Segurança no Trânsito, coordenada pelo órgão municipal.

Os números revelam ainda outra preocupação: entre os óbitos, mais de um terço são de motociclistas, grupo que representa a maior parcela das vítimas fatais. “Esses dados trazem um alerta e um pedido de atenção e valorização à vida no trânsito, com a necessidade de um comportamento prudente, baseado em escolhas responsáveis, que considerem o respeito a sinalização e a legislação de trânsito”, destaca o diretor do Debetran, Rudi Czerniaski.

Foram 11 óbitos de motociclistas neste ano. A Comissão aponta ainda vítimas que estavam em veículos leves, pesados, pedestres e ciclistas. No geral, a maioria dos registros foram rodovias.

Rudi faz um alerta em relação à postura de prudência e respeito no trânsito, especialmente envolvendo motociclistas. “Em Beltrão, não temos corredor para motos nas nossas vias, as ultrapassagens devem ser de forma prudente e em locais permitidos; quem anda de moto precisa usar os equipamentos de proteção, como capacete afivelado, roupa e calçados adequados; a velocidade também é um problema, sendo que a maioria das nossas vias são de 40 e 50 km/h; e ainda é precisos que condutores de carros estejam sempre atentos obedecam preferencial, não usem celular, cuidem dos pontos cegos para não provocar acidentes envolvendo motos”, orienta.

Dados norteiam ações
Os dados unificados em Francisco Beltrão são obtidos por meio do Programa Vida no Trânsito, desenvolvido em parceria com estados e municípios, e visa subsidiar gestores no fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito.
A Comissão Municipal Intersetorial é composta por forças de segurança, fiscalização, equipes de resgate e salvamento, trânsito e saúde. São realizadas análises de cada ocorrência, objetivando determinar os fatores de risco e a confirmação de abrangência territorial.

Vítimas fatais no trânsito
Motociclistas – 11
Veículo leve – 9
Pedestre – 4
Veículo pesado – 2
Ciclistas – 2

Fonte e Foto: Assessoria PMFB


Compartilhe